7.3.07

Família Bastos, ou a novela da vida real

OS PROTAGONISTAS

. JOE BASTOS: fotógrafo, careca, pauta a sua vida pelo estrilho que dá. Os amigos também o conhecem por Joe, o Índio ou Nenuco. Ou ainda por Pai Tirano, sempre que as suas frases começas por «se fosse comigo...»
. JORDI BASTOS: fotógrafo, catalão de nascimento, hiperactivo e autor de uma linguagem própria. Para ele, mal significa bem, kombu é sinónimo de dinheiro e machibombo quer dizer autocarro.
. RICKY BASTOS: jornalista, sintrense e benfiquista, o que irrita solenemente o resto da irmandade. Tem fama de prostituta do mercado da habitação e de ouvir vozes na cabeça, sempre que não toma os medicamentos.
. SOPHY BASTOS: jornalista, o mulherão do grupo. Corre sérios riscos de se tornar esquizofrénica, e esses sintomas são visíveis sempre que atravessa o Bairro Alto a fazer entrevistas imaginárias. Trata os amigos por «muchachos».
. TIAGO BASTOS: infográfico, poeta, um romântico disfarçado de jagunço. Vive fascinado por tudo o que é esotérico e é frequentador assíduo do Bairro Alto. Entre as suas quatro frases de engate preferidas, contam-se três citações de Nietzche.


O ENREDO

Há cerca de um ano, Jordi Bastos e Sophy Bastos decidem percorrer a América Latina em trabalho, para fazer reportagens. Contra as previsões da grande maioria da imprensa, não se enrolam. Joe Bastos, Ricky Bastos e Tiago Bastos deixam-nos no aeroporto e despedem-se dos viajantes em lágrimas. Tiago Bastos, que vivia com Jordi Bastos, está inconsolável. Num acto de generosidade, Ricky Bastos muda-se para casa de Jordi Bastos. Joe Bastos também costuma lá viver, mas não paga a renda.

Em Maio, e movidos por uma saudade cortante, Joe Bastos, Ricky Bastos e Tiago Bastos viajam para a Argentina a fim de se encontrarem com o resto da irmandade. No aeroporto de Buenos Aires, correm uns para os outros em delírio. Passam mais de dez dias bêbedos, a desbravar a cidade e trocar confidências. Decidem depois ir passear para o Chile. Assumem perante o mundo que são uma banda de rock'n'roll europeia e muita gente acredita neles. No regresso a Buenos Aires, a choradeira repete-se. O tempo de América Latina está quase a terminar.

Os dias correm serenos em Lisboa. Tiago Bastos, Joe Bastos e Ricky Bastos entregam-se a uma vida de álcool e mulheres, desconsolados com a saudade dos amigos. Sophy Bastos e Jordi Bastos nunca recuperam verdadeiramente do encontro com o resto da irmandade. Nos restantes dois meses que permanecem em solo latino-americano, abdicam das reportagens e entregam-se à lazeirice. Regressam a Portugal e há nova cena de novela mexicana no aeroporto. Lágrimas, abraços, uma festa.

Alguns dias de festa para comemorar o regresso dos amigos. Nova despedida comovida no aeroporto: Ricky Bastos vai para o Sudeste Asiático e a irmandade separa-se outra vez. Quando regressa, já Joe Bastos abalou para a América do Sul, à procura de nova vida e, sobretudo, boa vida. Tiago Bastos, Sophy Bastos, Ricky Bastos e Jordi Bastos passam sete meses em Lisboa, com algumas saídas ocasionais. A irmandade permanece junta, mas falta um elemento. O Nenuco entretanto telefona, notícias de auspício.

Hoje à noite, Joe Bastos chega à cidade. Por breves dias [que já se anunciam partidas, largadas, fugidas], Família Bastos está reunida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Definição de "bastos":
s. m. pl.,
rede, que faz parte do saco, nos aparelhos de pesca da sardinha;

gír.,
dedos;
mãos.

Dedos!? Mão!? 5 dedos...5 Bastos...1 mão!
1 mão cheia de surpresas, um punhado de gente boa!

Da minha parte, sinto-me mui feliz por ser tocada por esses dedos (shiuuuu!! são mágicos!).

A mim...bastam-me!!

Djáli

Telescópio disse...

Djáli Bastos, tu também és família!

Linda!!!!!!!!!